Acimacar e parceiros plantam 700 árvores em nascente

Interessados em adquirir mudas para o plantio individual podem ser solicitadas na Acimacar, que possui uma lista com as espécies.

No último sábado (17), foi realizada a primeira parte do plantio de mais de 1.700 árvores previstas na nascente Matilde Cuê, em ação alusiva ao jubileu de ouro da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).

O plantio da primeira etapa, com 700 árvores, foi realizado por diretores da entidade e alguns dos parceiros da ação, como o Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Conselho do Jovem Empreendedor e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

“Foi emocionante essa primeira etapa do plantio, com uma participação maciça dos colaboradores da entidade, diretores e os parceiros. Ficamos muito felizes pelo envolvimento de todos. Nos próximos dias realizaremos o segundo plantio em outra localidade”, conta o vice-presidente de Responsabilidade Ambiental, Legário Gilberto Von Mühlen (Beto).

O coordenador da Comissão dos 50 anos da Acimacar, Josué Maioli, acredita que plantar árvores é um ato nobre, que demonstra a conscientização e valorização ao meio ambiente. “Talvez não consigamos mensurar a importância disso a curto prazo, mas a longo prazo com certeza os resultados virão. Se o plantio de uma árvore beneficia direta e indiretamente muitas pessoas, imagine mais de 1.700. É um exemplo que cada um deu com seu empenho e dedicação. Exemplo para a vida”, pontua.

Sustentabilidade

As atividades relativas ao meio ambiente são recorrentes dentro da entidade. Desde 2008, foram iniciadas as ações quando foi criada a pasta Responsabilidade Ambiental. Na época, foi realizado o plantio de uma árvore por habitante. Em 2013, novamente o mesmo projeto e, ainda, outras atividades nesta área.

“Ações socioambientais sempre estiveram presentes nos planos da Acimacar. Desde que começamos o projeto ‘Uma árvore por habitante’, que era realizado a cada cinco anos, nunca mais paramos. Nossa meta a partir de agora é plantar anualmente uma árvore por associado. Com o plantio do fim de semana, esperamos que a nascente Matilde Cuê seja cheia de vida futuramente e mais do que isso, queremos que este projeto seja inspiração para muitas pessoas, além das entidades de nosso município. Quem desejar explorar mais esse ‘universo’ ambiental, poderá procurar a Acimacar que, juntamente com o SAAE, auxiliará neste assunto”, menciona.

Acimacar, Itaipu, prefeitura e SAAE realizam juntas a recuperação de 50 nascentes e repovoamento da mata ciliar em torno do município em projeto iniciado este ano.

A preocupação com a temática também esteve presente na elaboração do projeto da sede, que possui sistema de reaproveitamento da água da chuva e, atualmente, finaliza estudo para possível implantação de geração de energia solar com placas fotovoltaicas.

“Procuramos sempre fazer a nossa parte incentivando a comunidade a respeitar o meio ambiente, colaborar para a preservação e a ter posturas sustentáveis”, conclui Beto.

Mudas gratuitas

Interessados em adquirir mudas para o plantio individual podem ser solicitadas na Acimacar, que possui uma lista com as espécies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esconder