Alunos da Apae de Capitão L. Marques participam de ação contra uso de drogas

A ação foi direcionada a jovens e adultos dos anos iniciais da modalidade de Educação Especial.

Alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Capitão Leônidas Marques participaram, nos últimos dias, de diversas atividades sobre o uso indevido de álcool e outras drogas. A ação foi direcionada a jovens e adultos dos anos iniciais da modalidade de Educação Especial.

A ação, iniciada em junho, tem como objetivo principal o enfrentamento ao álcool, ao crack e a outras drogas e atende a Lei Estadual 19.121/2017. As atividades foram realizadas pelo NRE (Núcleo Regional da Educação) de Cascavel, em conjunto com Secretaria da Saúde, Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas e MP-PR (Ministério Público do Paraná).

Por meio de conscientização, vídeos informativos e debates, os estudantes e profissionais que atuam na instituição produziram uma exposição de cartazes à comunidade escolar.

“Com a realização deste trabalho foi possível esclarecer e transmitir de maneira clara e objetiva os danos e prejuízos das substâncias nocivas na vida de uma pessoa, seja no comportamento ou no desenvolvimento biopsicossocial, familiar, escolar”, destaca o NRE.

Por ser tratar de uma escola de Educação Especial e alunos com quadro de deficiência intelectual, foram utilizados termos técnicos e explicitados de forma simples favorecendo assim a compreensão da dimensão dos perigos da dependência da droga como um todo.

Segundo o NRE, houve intensa participação dos alunos, que relataram sobre fatos e ocorrência no grupo familiar, sociedade e por meios de comunicação, inclusive com relatos sobre a convivência com usuários, associando-se isto à violência doméstica.

Fonte: CATVE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esconder