Nilson sugere que Marechal Rondon seja declarada “Cidade das Bicicletas no Paraná”

De outra parte, Nilson ainda apresentou duas indicações.

O Poder Legislativo rondonense aprovou, na sessão de ontem (12), requerimento do vereador Nilson Hachmann. Ele propõe ao deputado estadual Elio Rusch que apresente na Assembleia Legislativa projeto de lei visando declarar Marechal Cândido Rondon como a “Cidade das Bicicletas no Estado do Paraná”. O objetivo é reconhecer em nível estadual a tradição que os habitantes do município mantêm de fazer amplo uso da bicicleta no dia a dia, seja como meio de locomoção ou para a prática de esporte e lazer, característica que se tornou ainda maior nos últimos anos.

Entre as justificativas à proposta, Nilson cita que a cidade é dotada de grande estrutura de ciclovias. Recentemente, inclusive, novos investimentos foram feitos com a construção de mais ciclovias e de ciclofaixas, sendo que outros locais da cidade devem, em breve, ser atendidos com mais espaços de uso exclusivo para ciclistas.

O vereador destaca, também, que foi em Marechal Cândido Rondon onde nasceu, há seis anos, o Circuito Regional de Cicloturismo, numa parceria entre a Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), grupos de ciclismo e Prefeitura. Naquela oportunidade, 168 ciclistas participaram da etapa.

Já em 04 de março deste ano, Marechal Cândido Rondon sediou a etapa de abertura do sexto ano do Circuito, oportunidade em que aconteceu o maior evento de cicloturismo da história do Paraná. Participaram cerca de 1.500 ciclistas de 59 cidades, incluindo ciclistas estrangeiros do Paraguai e Argentina.

Em 2017, para valorizar ainda mais o uso da bicicleta, através de projeto de lei do vereador Nilson os rondonenses passaram a comemorar a data de 20 de setembro como Dia Municipal do Ciclista. A comemoração insere-se nas atividades da Semana do Ciclista, a qual, através da parceria entre a Associação Rondonense de Ciclismo, Prefeitura e Sesc, realiza companhas de incentivo e de uso consciente da bicicleta. Durante a Semana são feitas palestras, homenagens a ciclistas, campanhas informativas e educativas na imprensa e nas redes sociais, plantio de árvores e o passeio ciclístico, que em 2017 reuniu cerca de 3 mil pessoas.

Nilson ainda cita que Marechal Cândido Rondon é uma das cinco cidades escolhidas pelo Sesc do Paraná para a realização do projeto Ciclo Sesc, que desenvolve passeios ciclísticos mensais.

Além disso, o universo das bicicletas tem representação direta das entidades Associação Rondonense de Bicicross e a Associação Rondonense de Ciclismo.

“Ainda temos os grupos de ciclismo, que reúnem centenas de amantes deste esporte. Além, é claro, dos milhares de ciclistas de todas as idades que utilizam a bicicleta no dia a dia como alternativa de lazer ou meio de locomoção. Acredito que todos estes fatores justificam a denominação de Marechal Rondon como cidade das bicicletas”, reforça o vereador, que lembra que a cidade já teve até um ciclista na equipe olímpica brasileira de ciclismo: Valdir Lermen, em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta (EUA).

 

Indicações

 

De outra parte, Nilson ainda apresentou duas indicações. Uma é para que a Prefeitura formalize convênio com a Emater e a Itaipu Binacional para a execução da readequação, cascalhamento e compactação da estrada rural da Linha Provinil, localizada no distrito de Porto Mendes.

A outra indicação é para que o Executivo Municipal forneça uniformes aos servidores, especialmente aos integrantes das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Viação e Serviços Públicos, que podem ser beneficiados com calça, camisa e botina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esconder