Policiais da Patrulha Escolar e Proerd são homenageados pela Câmara rondonense

Vereadores com os policiais militares do BPEC homenageados com “Votos de Louvor”.

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon homenageou com “Votos de Louvor”, na sessão de ontem (12), os policiais militares que integram o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) no município. A homenagem – proposta pelo vereador Vanderlei Sauer em requerimento aprovado por unanimidade – foi motivada pela comemoração dos 10 anos de atividades do BPEC.

Este Batalhão é uma unidade da Polícia Militar do Paraná que desenvolve ampla rede de proteção à criança e ao adolescente por meio da Patrulha Escolar Comunitária e do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

A Patrulha Escolar Comunitária de Marechal Cândido Rondon conta com a dedicação dos soldados Volnei José Sauer, Frantchesco Luisi Nettson e Thais Campos Lambert. Eles atuam junto aos estabelecimentos estaduais de ensino, realizando atividades preventivas como palestras sobre segurança para pais, alunos, professores e funcionários, além de fazer o policiamento preventivo nos entornos dos educandários. Também fazem a abordagens a pessoas alheias à comunidade escolar e atuam na mediação de conflitos entre alunos, observando sempre o bem-estar dos educandos.

“A Patrulha Escolar Comunitária é de cunho preventivo, onde apenas 3% das atividades são repressivas. Mesmo na atuação repressiva, os policiais militares realizam o encaminhamento de cada caso de maneira a congregar e envolver a escola e a família no processo de resolução de, justamente por meio do preparo diferenciado dos referidos policiais que integram o Batalhão”, informa Sauer.

Já o Proerd atua no junto aos alunos de 5º ano das escolas municipais, promovendo um amplo trabalho de informação em que os alunos aprendem a dizer não às drogas e à violência. Em Marechal Cândido Rondon, o programa é aplicado pelos policiais militares Evandro Spier, Erica Rodrigues e Larisa Chambely Balko. Somente no ano passado, o Proerd formou 700 alunos.

Sauer explica que todas as ações do BPEC no município ocorrem em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Prefeitura, com ações pautadas nas demandas de cada estabelecimento de ensino.

Além dos policiais militares rondonenses, também foram homenageados o 1º tenente Pedro Augusto de Lima, o subtenente Santos, e o sargento Teodoro, todos do BPEC em Toledo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esconder