Professor Nilson Freitag recebe título de Cidadão Honorário rondonense nesta quinta-feira

A solenidade será na Acimacar, com início às 19h30.

Sessão solene será promovida nesta quinta-feira (13) pela Câmara de Vereadores para entrega do título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon ao professor Nilson Arlindo Freitag, que lecionou no município por mais de 40 anos. A solenidade será na Acimacar, com início às 19h30.
O projeto de decreto legislativo 05/2018, que concedeu a honraria, tem como autor o vereador presidente Pedro Rauber e foi aprovado por unanimidade. De acordo com Rauber, a homenagem ao professor se justifica pelos relevantes serviços prestados ao município no setor educacional.

Biografia

Nilson Arlindo Freitag é natural de Piratuba (SC), onde nasceu em 21 de maio de 1943, filho de Arceno Edmundo Freitag e Maria Elma Freitag.
No início de 1958 recebeu bolsa de estudos federal, conquistada através de exame classificatório, indo para Marcelino Ramos (RS), onde cursou o ginasial em regime de internato, no Ginásio Sinodal Julio de Castilhos.
De 1962 a 1964 estudou no Colégio Sinodal de São Leopoldo (RS), desta vez com bolsa de estudos da Rede Sinodal, onde concluiu o curso Científico.
Aluno dedicado, foi convidado pela direção do colégio para trabalhar como professor no educandário, de 1965 a 1968. Neste período, cursou Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo, hoje denominada Unisinos.
Naquela época, o professor Nilson Arlindo Freitag foi selecionado pelo Colégio Sinodal para ir à cidade alemã de Wuppertal ensinar Língua Portuguesa, costumes e cultura brasileira para pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que vinham atender as comunidades no Brasil.
Paralelamente, o Consulado da Alemanha em Porto Alegre ofereceu uma bolsa de estudos, em 1969, na Escola Superior de Pedagogia de Wuppertal. A contrapartida do governo alemão era de que, retornando ao Brasil, trabalhasse em escola com divulgação da língua e cultura germânica.
Foi assim que, em 1970, ele veio para o Colégio Rui Barbosa, que tinha convênio com a Alemanha. Foi o primeiro professor com formação superior em Matemática a trabalhar em Marechal Cândido Rondon.
Aprovado em concurso estadual em 1980, assumiu o cargo de professor no Colégio Estadual Eron Domingues, onde já lecionava há 10 anos, aposentando-se em 1996. Lecionou também durante 10 anos na Escola Normal, também estadual.
De 1986 a 2011 lecionou na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Agronomia.
Especialista em Metodologia de Ensino em Matemática, o homenageado auxiliou na implantação do Colégio Martin Luther. Além deste educandário, também foi professor
no Colégio Cenecista David Carneiro, em cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos.
Na área esportiva, foi orientador no futebol de campo, atletismo, natação e xadrez nas olimpíadas dos colégios de Marechal Cândido Rondon.
Na área social, participou do Grupo de Danças Folclóricas, quando representou Marechal Cândido Rondon e no carnaval do Rio de Janeiro em 1993.
Nilson Arlindo Freitag é casado com a também professora Cleide Freitag e pai de Marcio, Daniele e Adriana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esconder